Para uma negociação, quanto melhor informado possível, mais chances de um resultado positivo. É importante, portanto, sempre conhecer todas as cláusulas e pormenores de um contrato ou de uma obrigação. Fazer uma consulta preliminar da situação para contemplar a melhor maneira de confrontar uma situação é essencial.
Seja um contrato bancário, seja a compra de um veículo, seja a contratação de algum serviço, entrar em negociações sem saber o que esperar pode atrapalhar na hora de discordar e fazer contrapropostas.
Assim, a negociação recompensa quem faz o dever de casa, vai atrás e se informa quanto ao que pode alcançar. Esse direito, de ter acesso e conhecer todas as características de um contrato, que possibilita essa negociação é o que se chama de dever de informação que os fornecedores tem frente aos consumidores.
É direito básico do consumidor, presente no inciso III do Art. 6º do Código de Defesa do Consumidor, e que deve ser atendido pelas instituições e empresas.
Então, sempre que quiser negociar, busque conhecer o que vai discutir e debater, eliminando qualquer vantagem que a outra parte possa ter.