Entenda como as grandes incorporadoras executam seu planejamento tributário
Por Bianca Maschio (OAB/RS 102.697) e Marcelo Borges Illana (OAB/RS 55.769)
Jobim Advogados Associados
E-mails: bianca.maschio@jobimadvogados.com.br | marcelo.illana@jobimadvogados.com.br
Aumentar a margem de lucro é o objetivo de todo empresário. Esse propósito é ainda mais almejado dentro do mercado imobiliário, onde as incorporadoras estão cada vez mais buscando um diferencial para se destacar e ganhar espaço diante da grande competitividade.
Mas como reduzir gastos mantendo o mesmo padrão de qualidade no mercado imobiliário? A resposta está no planejamento.
Engana-se o pequeno e médio empresário ao pensar que não pode conseguir os mesmos benefícios fiscais dos grandes empreendedores. É possível obter certas vantagens tributárias utilizadas por essas corporações desde que haja planejamento.
Entre as ferramentas que vêm ganhando maior destaque, estão a figura da Sociedade de Propósito Específico (SPE), o Patrimônio de Afetação e o Regime Especial de Tributação (RET). Isso porque esses instrumentos societários e fiscais conseguem reduzir a carga tributária incidente sobre um empreendimento imobiliário em mais de 35%.
Na maioria das vezes, a boa e relativamente nova ferramenta de redução tributária só não está sendo utilizada na mesma proporção das grandes empresas pelo pequeno e médio incorporador imobiliário por desconhecimento. Contudo, atualmente, o empresário que se planejar e for assessorado por profissionais qualificados poderá competir com as grandes organizações utilizando as mesmas ferramentas que estas empregam.
Deixe seu Comentário